sábado, 6 de março de 2010

Ora bem, comigo, uma vez que fui Cabo especialista MARME/PA a coisa foi mais ou menos, assim:

Fui do primeiro curso de especialistas de 1980, na BA 2. Na minha recruta, dirigida pelo então CAP/PQ Apeles, haviam futuros alunos para o curso de MMT/SB
(Mecânicos de Material Terrestre/Sapadores Bombeiros) porque eram assim designados na época, os "bombeiros da FAP" (agora, designam-se por OPSAS/Operadores do Serviço de Assistência e Socorros); alunos para o curso de ENF (Enfermeiros), vulgo "socorristas" da FAP; alunos para o curso de MUS ( Músicos) para integrarem a Banda da FAP e, em numero esmagadoramente superior, alunos para os cursos de MELECA/MELIAV/MELECT (vulgo"especialistas de electricidade, electrónica, aviónicos"). Havia, ainda, um pelotão de futuros oficiais PIL ( Pilotos) não PILAV ( Pilotos-Aviadores) porque estes ultimos, nada de misturas, tinham a recruta e o curso a decorrer na Academia da Força Aérea, em Sintra.

Assim, o pelotão onde me integrava era composto por alguns futuros ENF (3 ou 4, que, após a 2ªsemana tiveram de migrar para um pelotão de outra especialidade devido ao treino a que os futuros PA eram submetidos ser já diferente dos demais, na recruta) e por mais de vinte e tal futuros cabos MARME/PA.
E assim nos mantivemos, os futuros MARME/PA, até ao dia 06 de Março de 1980 onde, juntamente com todos os outros que referi, jurámos bandeira numa comovente cerimónia militar.

Para nós, seguiu-se o curso MARME (em tudo igual ao que os futuros cabos especialistas, exclusivamente MARME) tinham de fazer, também. Dado integralmente na OTA, naqueles mesmos pavilhões onde tantos especialistas da FAP passaram também. Até 10 de Agosto de 1980 por lá andámos até, acabando o curso MARME, "ganharmos" as "rodas dentadas" de cabo especialista mecânico para usar nas platinas do posto de 1CAB. Recorde-se que, mesmo com o curso MARME efectuado, nós seriamos sempre Cabos graduados ( portanto não promovidos) porque o nosso destino não era a especialidade MARME mas sim a especialidade PA.

O que significava, nesta fase que, se tivéssemos "chumbado" no curso MARME iriamos directamente, sem apelo nem agravo, para soldados do serviço geral (SG), isto é, "bicos". Aconteceu isso com três de nós. Lembro-me que choraram "baba e ranho" porque tal era considerado como "ter morrido na praia" e uma imensa vergonha.
Assim, para os que já eram MARME, após duas semanas de férias escolares, lá teriamos de seguir, na ultima
semana de Agosto para a "escola da PA", sita, naquela época, na Base Aérea nº 3 (da qual o Monteiro e o Loureiro já aqui falaram).
E assim foi, em 28 ou 29(?) de Agosto de 1980 lá começou o 5º curso de cabos especialistas MARME/PA.
Refira-se que, na época, só havia duas categorias (recentes) de cabos especialistas da PA (os MARME/PA e os MMT/PA, respectivamente, Mecânicos de Armamento e Equipamentos de Voo/PA e Mecânicos de Material Terrestre/PA). Na altura do meu curso, não havia MMTs para fazer o curso PA. Só MARMEs. E assim foi. Englobados na EIPA (Esquadra de Instrução da Policia Aérea) lá formava um pelotão de orgulhosos cabos especialistas MARME, atrás do pelotão dos recém-finalistas de recruta e futuros oficiais milicianos da PA (entre eles,os actuais MAJ Brás da BA 6, MAJ Pereira da BA 11 e MAJ Silva da BA 5, entre outros) e, por sua vez, à frente de todos os restantes pelotões (cerca de 10 ???) que, compondo a EITA, eram destinados a futuros 1CABs SG/PA e SOLDs SG/PA).
"SG/PA" significava "Serviço Geral/Policia Aérea", uma vez que, antes da criação do CPA (Corpo de Policia Aérea, em 1981) era a PA considerada uma sub-especialidade do Serviço Geral da FAP.
Até os próprios (muito poucos) Sargentos da PA, na altura existentes, eram designados por SG/PA, a seguir ao posto. Para os oficiais ( já em maior numero e também mais novos em idade) a designação , a seguir ao posto, era a mesma: SG/PA. Fosse ou não miliciano.
Excepção feita para os MARME/PA e MMT/PA que, por terem as "rodas dentadas" de especialista nas platinas do posto já eram considerados como especialistas com sub-especialidade de PA. Enfim, doutrinas da época...e causadoras de hilariantes histórias que, oportunamente, aqui contarei.

Enfim, como contava, lá decorreu o curso dos vinte (??) MARME/PA até ser-lhes imposta a tão desejada e sofrida Bóina Azul, em cerimónia geral, lá para 18 de Dezembro de 1980. Pelo caminho, "chumbados", ficaram oito camaradas, salvo erro. Mas esses, ao contrário dos que chumbaram em MARME, já podiam ficar com o posto de Cabo especialista MARME e não seriam desgraduados, acabando todos eles por vir a serem colocados em Unidades da FAP, como "bicos" especialistas MARME.

Nós, os menos de quinze que ficámos, finalmente passámos a 1º Cabos (promovidos) MARME/PA. Com rodas dentadas nas platinas e Bóina Azul na cabeça o que, durante algum tempo, meteu confusão a muita gente pela FAP fora. Porquê? Porque os primeiros (1º curso) MARME/PA e MMT/PA da FAP (nips 032 e 033) eram de 1978. O 2º curso (só MARME/PA) eram os nips 033 também de 1978. O 3º curso (só MARME/PA) eram nips 036 de 1979. O 4º curso (MARME/PA e MMT/PA ) eram nips 037 de 1979, também. Depois, foi o meu curso (5º curso). E a seguir ao meu curso, foram (6º curso) nips 041 e 042 e que eram MMT/PA, sómente. A seguir a esses, houve mais uns quantos mas não muitos mais. E assim fica, traçada sumáriamente como o fiz, a história dos especialistas com "duas" especialidades, na Policia Aérea.

Muito mais haveria a contar mas como esta não será nunca uma tarefa singular (e sim, plural) ficarei à espera de uns quantos rapazes (igualmente desta "cepa" e que, por aí, andam a ler-nos às escondidas e com receio de aqui escrever e virem aqui a este Livro de Visitas, brindar a comunidade PA com os seus contributos.
Um grande abraço para todos os PAs do passado e do presente

Um PA do presente (ainda)

M.Calçada
SCH/PA

1 comentário:

  1. Amigo Calçada,
    Ora vamos lá a ver se te lembras de mim. Sou o Ângelo Coelho, ex 1º Cabo Marme/PA 040396. Passamos o ano de 80 juntos. Primeiro a recruta e o curso Marme na Ota e depois PA em Tancos. Nessa altura morava em Queluz e lembro-me que ao domingo à noite nos encontrávamos no comboio. Depois escolhi a BA4 :) onde fiquei lá mais 2 anos. Não me lembro do nome da maior parte da malta. Tenho montes de fotos e de recordações que já estão cheias de poeira. Tenho andado furiosamente na net em busca de antigos camaradas e eis que te encontro. Vamos trocando impressões e quem sabe que com a tua ajuda poderemos reunir alguns companheiros e organizar qualquer coisa. Fico à espera da tua resposta.

    Abraço
    Ângelo Coelho
    angelojosecoelho@gmail.com

    ResponderEliminar