sábado, 6 de março de 2010

HOMENAGEM A UMA CADELA PA - 1975

1975 B.A.4 LAGES Justa homenagem a uma cadela P.A.

E continuando no tema dos canídeos, pelo pouco conhecimento que tenho, até porque não estive assim tantos anos na FAP como a maioria dos camaradas que aqui marcam presença, quer na FAP, e nos outros ramos das nossas forças armadas eu só conhecia o Pastor alemão, e como durante o tempo em que estive afastado de todas as unidades Militares,após a extinção da B.A.7,não sei a partir de quando é que outras raças foram sendo introduzidas nos Centros Cinófilos.

Em determinada altura da minha vida eu estive ligado ao futebol profissional do Clube da minha cidade, o Leixôes e durante alguns anos, quando pus fim a esta actividade, a convite de um camarada nosso um Boina Verde, comecei a titulo de visita a a ir ao antigo R.C.P. que depois a convite de seu filho também Sarg. Boina Verde continuei, indo mesmo ao dia dos Paraquedistas, foi numa festa dessas num desfile de cães de guerra que eu vi outras raças á mistura com os Pastores, portanto só quem tem o previlégio de trabalhar com todos, é que poderá ter opinião formada, por acaso até tenho um Labrador o chocolate que é alegria da familia.

Como em todas as unidades da FAP a B.A.4 ESCORPIÕES tinham uma esquadrilha de TTCG , se bem me lembro seriam quatro, o Shérif o Lander de momento não me lembro dos outros, que faziam os seus serviços, para além dos seus treinos também.
Mas na B.A.4 quem se lembrar, ao lêr isto que faça o favor de acrescentar mais alguma coisa, pois tudo que eu possa dizer aqui não será, o suficiente para lhe prestar a merecida homenagem Quem se lembra da nossa cadela A PERIGOSA a cadela de todos os P.A.s raça pastor alemão, quando eu lá cheguei já era vélhinha, quando fui transferido, ainda lá ficou.

Então era assim, para quem não conhece a unidade, para se ir de posto em posto só de veículo a Perigosa durante o dia percorria os postos todos, dormia um pouco aqui ( control da P.A , levantava-se ia dormir um pouco até ao 3 fazendo companhia ao P.A , depois ia até ao 7, ia ao posto 1 tinha que passar por todos eles, e á noite não dormia sempre no mesmo sitio, era a nossa companheira, tão importante para nós como um cão operacional, numca me esqueci de ti minha amiga, durante muitos meses também fizéste parte da minha vida. Não vou ter vergonha de dizer isto em 2008 quando visitei a minha também a tua Base, percorri todos aqueles caminhos que por vezes faziamos juntos, por vezes com algumas lágrimas nos olhos, e a recordar tudo e todos, por isso a jura que fiz enquanto caminhava, encontrar todos os meus companheiros, vou mantê-la, para ti minha BOINA AZUL.

Antonio Monteiro 1ºCabo P.A 020012

Sem comentários:

Enviar um comentário