sábado, 6 de março de 2010

BA4 FIM DE AGOSTO (VERÃO QUENTE) 1975

Periodo conturbado por uma enorme anarquia no Governo e nas Forças Armadas,( a era do Gonçalvismo ) 1.o Ministro Gener. Vasco Gonçalves, Presi. da Républica Gener.Costa Gomes, Os nossos ramos das Forças Armadas divididos, 11 de Márço, 28 de Setembro, 25 de Novembro, uma anarquia sem limites. Sedes de vários partidos e organizações, quer da esquerda, quer da direita incendiadas e destruidas, com o nosso Paìs á beira de uma guerra Civil. A história de hoje é referente a esta situação... Nessa noite eu senti o medo.

As minhas primeiras horas na B.A.4...Depois de duas longas viagens que fizémos,para chegar á Terceira, parte de nós éramos do Norte, com mais quatro ou quatro e meia a bordo de um cargueiro,DC6, bancos de lona, que também será tema para uma outra história, e depois aquela azáfama de nos instalarmos, almoçar, meter logo a transferencia e conhecer a Base, por fim a noite chegou , depois do jantar parte de nós só pensava na cama, o amanhã já seria a doer, estávamos nos quartos déz da noite penso, quando o Furriel Ávila ? nos fêz vestir o camafulado levantar arma (G3 coronha recolhida) , Esquadrilha dos TTCG e entrar muito rápido no autocarro, depois do carro cheio, partimos em dirécção a Angra a 25 kms.

Incrivel o que estava acontecer, quando lá chegamos, vimos um mar de gente a destruir e a incendiar a séde de um dos partidos,e o mais grave era com alguns politicos ainda lá dentro, quando saìmos do autocarro fomos logo insultados, afastámos aquela gente toda com os cães de guerra e tirámos de dentro as pessoas, fizémos cordão para conduzir alguns para o nosso autocarro, nessa altura valia tudo, cuspidélas, xutos nas nossas pérnas, socos nas costas e coisas que vinham pelo ar, foi muito mau... Com o quartel do exército B.I.I.17 muito próximo,nunca percebi porque tivémos que ir lá nós? Quando tudo ficou mais calmo, regressámos a Base, e os Civis que nos acompanharm, durante uns dias ainda andaram por lá até terem avião para o Continente.


Durante muitos dias não tive vontade de saìr da unidade, até esquecer, aquela noite, ficou registada para toda a minha vida. Este foi o meu Baptismo de fogo nas Lages, não foram só férias como se pensa.

Chegados a Base, 3 ou 4 da manhã, então sim o merecido sono para um pouco mais tarde,começar o nosso trabalho, que seria cada qual no seu Posto, e para começar o meu destino foi o N.1...Sobre isto tudo ainda havia mais acrescentar, mas acho que o papel está quase no fim...

Antonio Monteiro 1ºCabo P.A 020012

Sem comentários:

Enviar um comentário