sábado, 6 de março de 2010

BA3 TANCOS 1975

Mais uma vêz aqui presente, e desta, para falar, também, um pouco da medalha que recebi na parte final do meu curso, na nossa Base Mãe a ex. B.A.3.
A parte final da minha vida militar, foi passada também na desactivada B.A.7 S.Jacinto, entre muitos camaradas á uns que se identificam mais connosco que outros. O Alferes Vale de Aveiro a este devo-lhe muito, ajudou-me numa , altura muito complicada, logo á minha chegada a esta unidade, mas há um que durante muito tempo sempre foi a minha companhia.

Estou convencido que o que pesou na continuidade dele na FAP , foi o nosso 1ª Sarg.TTCG Teixeira , e ele o Cabo Pinto, ia tendo influencia na minha,é que nos meus ultimos meses na FAP ponderei muito a hipótese de também continuar e fazer tambem a carreira militar, o que não veio acontecer.

Voltando de novo aos tempos de curso, quando cheguei no primeiro dia entregaram-me, logo todo fardamento ,e há mistura tambem aqueles dois fatos macacos de instrução, coisa que eu já vinha habituado e francamente tambem, cansado de andar com aquele tipo de farda vestido, porque na vida civil eu já era mecânico-auto, e agora mais uma vêz teria que usar aquilo.

Começa o curso e logo por azar, o Verão chega cedo e muito quente, era um sacrificio vestir aquilo todos os dias, eu só me dava bem era na fisica, apesar termos un instrutor o Furriel Gomes de Chaves que dava conta de nós, sempre era bem melhor.
Havia dias em que o calor era tanto que o alcatrão da parada derretia e vinha agarrado as solas das nossas botas, e eu sempre que podia e foram muito poucas essas vezes quando vinham pedir voluntários, para dar uma ajuda no refeitório, eu era logo dos primeiros, quase sempre nunca se fazia nada, e então na ultima semana, do curso andavamos a ensaiar a cerimónia para o dia da festa, e na véspera, lembrei-me mais uma vêz, de ir voluntário, o calor era tanto que eu já não queria saber daquilo para nada, a meio da tarde,com a parada cheia de Pelotões a marchar de de um lado para o outro e eu na frescura do refeitório, veio um Sargento do meu Pelotão á minha procura e para me levar, fui colocado no meu grupo, e os ensaios continuaram, virados para a tribuna de Honra, o dia seguinte já seria o do desfile.

O grande dia chegou, todos sabém como é,depois de nos sêr entregue a nossa BOINA AZUL, havia as distinções eu não sabia o que me estava reservado,a certa altura chamam pelo meu numero e meu nome e lá fui eu em passo de corrida junto á tribuna receber a minha medalha, que correspondia, ao instruendo melhor classificado nas provas fisicas daquele curso, essa medalha não a tenho para mostrar, oferecia a uma pessoa que me era muito querida, o meu Pai e hoje anda por terras de França,tenho sim a classificação com os nomes e numeros dos 10 instruendos melhores classificados. Teria sido um bom Sargento.

Antonio Monteiro 1ºCabo P.A 020012
VITAM IMPENDERE VERO

Sem comentários:

Enviar um comentário