sábado, 6 de março de 2010

A BOINA DO COR/PA SIMÕES


Hoje vou tentar contar um episódio passado comigo e com um camarada e grande amigo que marcou a vida na PA a muita gente. Ele foi durante muitos anos instructor na BA3 e como tal "moldou" e marcou muitas gerações de PA's. Refiro-me ao meu grande amigo e camarada desde a recruta, Cor PA Simões.

O Cor. Simões desde cadete que deu sempre muita importância à apresentação. As botas dele sempre foram as mais bem engraixadas do curso. O uniforme parecia que tinha sido feito no melhor alfaiate de Torres Novas e a Boina, ai a boina, tinha um molde especial que só ele sabia dar. Ensinava como se devia moldar a boina mas só a ele é que ficava a matar! Quem o conheceu sabe que não estou a exagerar.
Pois em 1980, a FAP mandou-nos para o Curso de Oficiais (CFO). Naquela altura o 1º ano era em Águeda e o segundo na Ota.
Em Águeda, numa unidade do Exército, o curriculum do curso era uma repetição do que aprendemos no liceu. Ora aquilo tornou-se uma vida santa! Dormia-se nas aulas e "trabalhava-se" de noite. Até tinhamos uma sala de estudo na Mealhada - a discoteca Escorpião!

Quase todo o pessoal ficava alojado na Curia, num muito velho hotel que mais parecia o cenário dum filme de terror.
Só para dar um exemplo o quadro electrico era ão velho que ainda usava fusíveis de porcelana com um fio de cobre. Sinceramente sempre tive receio que aquela porcaria um dia começasse a arder.
Ora o nosso amigo, então um garboso Ten PA foi dos primeiros a chegar e escolheu um dos melhores quartos. Cama de casal, lavatório no quartinho, bela vista para o parque, uma varanda para a rua que dava para sair facilmente pela janela e até tinha um bidé. Enfim face a estas características passou a ser denominado o Quarto do Bispo.
Com esta bela vida cada um arranjou entretem como pôde e de acordo com as suas características. Cá por mim arranjei uma namorada!
Um belo fim de semana resolvi não vir a casa e ficar por Águeda. Falei com o Cor. Simões para me deixar a chave do quarto pois o dele para além de ser o do Bispo tinha aquela característica de se poder sair pela janela. O meu não dava jeito porque ficava no 3º andar e eu era PA e não Paraquedista. Por outro lado os donos do hotel viviam também no 3º andar e não simpatizavam muito comigo nem com o Cor Filipe! Vá-se lá saber porquê!

Bom o Cor. Simões rapidamente acedeu ao meu pedido explicando detalhadamente, como é seu hábito, o funcionamento de todo o quarto.
Aplicando todos os princípios tácticos e técnicas PA, fiz a abordagem ao quarto do Simões e lá introduzi a namorada. Sempre de luzes apagadas. Logo que pude acendi um candeeiro de mesa com uma lâmpada de 100 W, que o Cor Simões dizia que utilizava para estudar. Dobrei-o bem (era daqueles articulados) e lá comecei a "namorar"! Como o entusiasmo era imenso nem me deitei ao comprido como é suposto fazer-se. A pressa era tanta que ficamos atravessados na cama.


Quando estava a chegar ao ponto crítico de não retorno a minha namorada diz-me ao ouvido que lhe cheirava a queimado e que devia estar qualquer coisa a arder. Num primeiro momento pensei: Agora nem que venha o pai dela! Mas realmente começou a cheirar a queimado e nessa altura pensei que o meu receio do quadro eléctrico começar a arder se havia concretizado. Bom lá se foi o entusiasmo todo e quando olho para o lado vejo o candeeiro de 100 W tombado em cima da "imaculada" boina azul e esta a arder. Lá apaguei o fogo mas antes de recomeçar com as hostilidades reparei logo que a boina tinha um buraco enorme.

No Domingo à noite regressa o meu amigo Simões e logo que repara na boina sobe ao 3º andar e muio irritado pergunta como iria para as aulas com um buraco na boina sagrada. Ainda tentei emprestar-lhe a minha mas recusou liminarmente dado que não tinha a "forma" da PA da BA3!

Bom lá foi o Cor Simões para as aulas sem boina e eu no fim de semana seguinte lá fui ao A. da Costa comprar uma nova afim de ser "moldada".
Penso que a boina com buraco ainda faz parte do espólio do Cor Simões. Se passarem por Torres Novas perguntem-lhe por ela. Ele continua a ter muito orgulho na dita, eu nem por isso. Estragou-me uma noite de "estudo".


Mário Figueiredo
Cor. PA/Res

2 comentários:

  1. O Coronel Simões era o mesmo Alferes Simões dos anos 1973/75. Se era um grande abraço do Ex.Furriel Caetano

    ResponderEliminar
  2. soares disse...
    prazer em revelo meu coronel na minha altura o senhor era o nosso MAJOR FIGUEIREDO no C.O.F.A.

    ao fim destes anos todos consigo revelo

    um forte abraço meu CORONEL( Major ) do Ex. Sol/PA PAULO SOARES 115402-J

    estive no C.O.F.A. desde 1994 Ate 1998

    que saudades que tenho desses tempos, irei recorda lo sempre como meu superior meu MAJOR

    15 de Outubro de 2010 16:44
    soares disse...
    gostaria de rever todos os que nos acompanharam durante este tempo que passei nessa maravilhosa base...

    aos meus 1ºs sargentos POIARES - CARDOSO - TRACANA - AGOSTINHO Etc... os meus parabens pelas vossas promoçoes,

    SER SOLDADO È UMA HONRA
    SER P.A. UM PREVILEGIO

    a todos os maiores comprimentos deste soldado que nunca perdeu os idiais que me ensinaram, sereis sempre os meus 1ºs SARGENTOS de coraçao...

    ao Senhor CAPITAO VALENTE TAMBEM UM FORTE ABRAÇO pois hoje tambem ja é CORONEL terei vos sempre no meu coraçao fizeram de mim um HOMEM...

    deixo o meu contacto para que que ler este comentario e se lembrar do SOL/P.A. 115402-J PAULO SOARES

    pjss1974@gmail.com
    telm 914 483 434

    ResponderEliminar