sábado, 6 de março de 2010

E lá venho eu com o antes e o depois.

No meu tempo, aquilo a que se pode chamar MARME, eram praças que vinham do exército e cumpriam o seu tempo de serviço obrigatório na arrecadação do armamento para o serviço de reforço, feito por sold.S.Intº, enquadrados por 1 1ºCBSG, que na altura eram as celebérrimas mauzer, a quem eram também distribuídas umas saquinhas de lona com 5 balas, por acaso, a maior parte delas sem pólvora, porque havia engraçadinhos que separavam o cartucho da bala e despejavam a pólvora no tubo das barras da cama e depois mandavam com um fósforo lá para dentro para fazerem um pouco de fogo de artifício.
Os tais MARME modernos, eram na altura MAEQ-Mecânicos de Armamento e Equipamento, que não tinham nada a ver com os tais já referidos, mas sim com a aplicação e manutenção do armamento dos aviões, e todos eles eram Especialistas.
Também naquele tempo, a PA era uma especialidade exclusiva do Serviço Geral e como tal, por exemplo no meu caso Fur.Milº.SG/PA.

Como especialidade do Serviço Geral que era, também os Oficiais não passavam de Capitães e muito excepcionalmente Majores (por acaso nunca conheci nenhum).
Em conversa com um amigo SAJPA, quando uma vez lhe falei por alto nesta situação, ele disse-me que essa coisa dos Especialistas já tinha passado ah história à muito tempo, como ele por exemplo que nunca tinha sido do Serviço Geral e que era oriundo de Abastecimentos, na minha altura EABT.

Os símbolos das divisas, como disse o camarada SCH Calçada, o dos Especialistas era uma roda dentada, enquanto o do SG, era uma granada com uma pena e uma espada cruzada.
Para aumentar a minha confusão, (santa ignorância), quando fui ao nosso almoço na BA5, estava lá um 1ºSARG de camuflado e em cabelo (coisa quase impensável no meu tempo), que me pareceu ser PA por estar de camuflado e na divisa tinha uma aguiazinha que antigamente era usada pelos pilotos, resultado, ainda fiquei pior do que quando entrei.

No regresso, fiquei aborrecido comigo mesmo por não ter tido o atrevimento de pedir ao tal camarada que explicasse a situação, razão pela qual, peço ao nosso estimado camarada que me faça o favor de explicar aquilo que para mim já é um trilema.

Um bem haja a todos os PA

Loureiro/68

Sem comentários:

Enviar um comentário