sábado, 6 de março de 2010

BA3 OUTUBRO DE 1987

Outubro de 1987, o dia de instrução era fora da BA-3, pois era dia de aprendizagem no lançamento de granadas, instrução dada por um sargento – ajudante pára-quedista, o qual não me recordo o nome. Assim após a formatura da manhã, lá fomos todos para o local de lançamento de granadas, ficava nas imediações da base, no meio do “mato”, onde existia um enorme buraco para onde e após as indicações do instrutor cada recruta fazia um lançamento de uma granada dos mais variados tipos.

Chegou o final desta instrução, não sem antes haver uma pequena surpresa do ajudante, que chamou a atenção do pessoal, sendo que ele ia lançar uma granada de fósforo branco, para reparar-mos o efeito que a mesma tinha. Logo após o lançamento, ficaram milhares de pontos incandescentes a arder lá em baixo no buraco. Nisto o instrutor gritou a bom pulmão, que nós não poderíamos deixar arder a mata, como tal ordenou ao pessoal que fosse lá para baixo apagar as pontas de lume com os pés.

Lá fomos nós pisar o lume, quando estávamos quase no final da empreitada caem duas ou três granadas de gás lacrimogéneo e a seguir é que foi o bom e o bonito, foi um tal tossir e coçar os olhos, que quando chegamos de novo à base ainda levávamos todos os olhos quase fechados de tão inchados que estavam da coceira. Foi uma bela praxe do instrutor e que serviu de aprendizagem ao que não se deve fazer quando se está em contacto físico com aquele tipo de gás.
Esta história ou semelhante a esta, dirá alguma coisa a mais gente.

Carlos Aguincha - DGMFA

2 comentários:

  1. prazer em revelo meu coronel na minha altura o senhor era o nosso MAJOR FIGUEIREDO no C.O.F.A.

    ao fim destes anos todos consigo revelo

    um forte abraço meu CORONEL( Major ) do Ex. Sol/PA PAULO SOARES 115402-J

    estive no C.O.F.A. desde 1994 Ate 1998

    que saudades que tenho desses tempos, irei recorda lo sempre como meu superior meu MAJOR

    ResponderEliminar
  2. gostaria de rever todos os que nos acompanharam durante este tempo que passei nessa maravilhosa base...

    aos meus 1ºs sargentos POIARES - CARDOSO - TRACANA - AGOSTINHO Etc... os meus parabens pelas vossas promoçoes,

    SER SOLDADO È UMA HONRA
    SER P.A. UM PREVILEGIO

    a todos os maiores comprimentos deste soldado que nunca perdeu os idiais que me ensinaram, sereis sempre os meus 1ºs SARGENTOS de coraçao...

    ao Senhor CAPITAO VALENTE TAMBEM UM FORTE ABRAÇO pois hoje tambem ja é CORONEL terei vos sempre no meu coraçao fizeram de mim um HOMEM...

    deixo o meu contacto para que que ler este comentario e se lembrar do SOL/P.A. 115402-J PAULO SOARES

    pjss1974@gmail.com
    telm 914 483 434

    ResponderEliminar