sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

A PA ACABOU COM OS BANHOS MÁCUAS

Até 1972 na A.B.5 em Nacala os então chamados (banhos Mácuas) eraMácuas por era o lingua usada pelo habitantes indíginas da zona, e tal como nós, eles não tinham água canalizada, e o tal banho era pegar numa lata e numa toalha e ir até aos bidóns ao ar livre, e era encher a lata de água e deitar pele cabeça abaixo, era muito engraçado tanta gente naquela situação, isto tocava a todas as patentes.

Mas como os P.A. s por norma a maioria não estava com tarefas diarias,e nas folgas todos fora de serviço ,sargentos,furrieis,cabos, e soldados, iam todos para a vala de varios kms até a A.B.5, e B.C.P. 32 meter tubagem e depois dentro desta até aos novos e belos balnearios, mas não havia a moderniçe de agua quente como na Metrópole, foram 2 meses de trabalho mas fomos elogiados pelo o comandante da unidade o TCOR/PILAV Carvalho.

Como a AB5 e o batalhão paraquedistas 32 estava-mos separados apenas por uma vedação a canalização do exterior até as nossas unidades foi também com os paraquedistas.Isto é uma prova das boinas azuis quando não estavamos na zona de guerra trabalhava-mos para melhorar as nossas condições e dos que haviam de vir da Metrópole para nos render.Naquela altura não tinha-mos internet, nem telefone, era apenas o aerograma ( o bate estradas) que levava uma semana a chegar, e outra semana para ter a resposta, isto em Mueda zona de guerra.

Rafael Caeiro ex. 1ºcabo P.A. 47-71 Nacala ou 89-71 Monte Real.

Sem comentários:

Enviar um comentário