sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

CORRIA O ANO DE 1991...

O CAP/PA Grossinho Comandava a EPA da BA 6...o TEN/PA Freire era um dos seus subordinados, entre muitos outros.
Como muitas vezes acontecia, decorria um exercício de Segurança ou a preparação para um, se alguém puder esclarecer agradeço.o Comandante da Base era o Exmº Sr. COR/PILAV Bernardo Dinis de Ayala.No decorrer desse evento, de repente, o TEN Freire via Rádio diz-me que vem um avião a cair, que era um A7(estes aviões pertenciam a Monte Real), pedia autorização para ir ver de imediato o que se passava.Dei autorização ao mesmo tempo que era chamado ao Comando para uma reunião de emergência(como estava previsto no Plano de Contingência).

O TEN Freire que estava na estrada do Seixalinho(no interior da Base) dirigiu-se para o local da queda do Avião, talvez a uns 100 metros da rede da Base, pouco mais do topo da Pista.Na reunião informei de imediato o Sr. Comandante do facto e de que a PA já estava a efectuar segurança ao local da queda.Como podem supor todos os intervenientes na reunião ficaram admirados com a eficácia da PA.É que nem os bombeiros chegaram tão rápido.Quando os Bombeiros chegaram já o TEN Freire tinha pedido evacuação de um civil que tinha sido atingido, no braço.

E já controlava toda a situação com o pessoal da PA que estava com ele.Infelizmente o Piloto tinha falecido no acidente.Entretanto dirigi-me ao local e o TEN Freire disse-me que estava com ele um civil que tinha estado a filmar tudo, ainda antes dele ter chegado.Conversei com o civil que se prontificou a entregar o filme ao Comando da Unidade, levei-o então junto do Sr. COR Ayala.Até todos os Destroços serem retirados tivemos de efectuar segurança ao local, como de costume, sendo mais uma das sobrecargas habituais para o sempre pronto pessoal da PA.

Assim se mostrou mais uma vez a prontidão e a eficácia da PA.

TCOR/PA Grossinho

Sem comentários:

Enviar um comentário