sábado, 28 de fevereiro de 2009

MOMENTO (TRISTE) PARA A HISTÓRIA...3


Entre os anos 1986 e 1989, Comandava a EPA da BA6, o então Sr. CAP(COR) Filipe, sendo eu seu adjunto.Enquanto estávamos na Esquadra, nos velhos barracões, designadas por BO's pelas 10H00, recebemos um contacto do CCDT informando que durante a rendição do pessoal PA, no Centro Coordenador de Defesa Terrestre(CCDT) e enquanto se procedia à entrega e recebimento de armamento, tinha havido um acidente.

Nesta altura a Secção de Armamento Terrestre da Unidade era no interior do CCDT.Para os procedimentos de Segurança existia um Bidão devidamente aprovado, para aí se fazerem os disparos de segurança.Mas..."O DIABO DISPAROU POR UMA TRANCA...", como já o disse algumas vezes.Durante as operações de segurança com uma Walther, ouve um PA que não as efectuou convenientemente, ou seja, não retirou primeiro o carregador da arma, como deve ser feito e depois puxou o gatilho, sem apontar para o Bidão...

Resultado... Atingiu um camarada na barriga, grande estrondo(no interior de um edifício), um soldado a deitar sangue pela barriga e o autor do disparo em choque.Mas... desta vez e ainda desta vez... Os santinhos andavam por perto, apenas ficou um furo provocada pelo Projéctil de 9mm, sem atingir nenhum órgão vital, ou qualquer outro PA.

Não sei o que aconteceu ao PA que efectuou o disparo, mas sei que o atingido ao fim de pouco tempo estava apto para o serviço e que, espero eu, ande por aí feliz e com saúde, apesar de ter uma triste história para contar.

TCOR/PA Grossinho

2 comentários:

  1. Penso que esta historia passou-se à porta de armas
    Corrediça à frente e primir o gatilho para levar o cão à frente
    Felizmente que o cabo viu veio a correr e tirou a pistola das mãos do homem que ainda disparou 2 tiros por ignorância
    Lac

    ResponderEliminar
  2. um deles, creio que a vitima, chamava-se Pombeiro. O outro, já não lembro. E se bem me lembro ele foi para a enfermaria e de seguida levado por heli para um hospital da capital

    ResponderEliminar