sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

EXERCÍCIO SEDEF/87

Lembram-se do exercício SEDEF/87 (Segurança e Defesa 87).
Exercício que nos obrigou a permanecer na Base uma duzia de dias, sem poder sair?

Alguem se lembra do que ocorreu a dada altura na BA 6, já de noite?

Estava um sentinela junto ao Farol, que pelo rádio informou que se estava a aproximar algo, talvez um helicóptero, vindo dos lados de Almada, pois trazia um projector de luz muito intenso, mas o que era esquisito é que não fazia ruído nenhum.
O CCDT, CAP Filipe, Comandante de Esquadra, ao receber esta comunicação pensando tratar-se de uma equipa de sabotagem inimiga, enviou-me com o 1SAR Letras e mais pessoal , numa Condor para a Placa de Fiat's, aguardar novas ordens.
Aconteceu que o sentinela referido informou que a Luz se tinha desviado pela orla costeira da Base em direcção à "Casa Branca", instantes depois o sentinela que estava neste local informou que a luz estava próxima mas parecia parada.
Nesta altura a Condor foi-se abaixo e os rádios deixaram de trabalhar, quisemos e mudámos para os canais alternativos e também não funcionaram, isto durou alguns minutos, a Condor continuava sem se conseguir por a trabalhar.
Quando tudo voltou à normalidade o sentinela da Casa Branca informou que a luz não se tinha aproximado mais e que se tinha afastado depressa.
Nunca se chegou a saber que foco de luz tão intenso era aquele, tenho perguntado a mim mesmo ao longo destes 20 anos se não seria um OVNI, mas eu não cheguei a ver a luz.

TCOR/PA Grossinho

1 comentário:

  1. Pessoal, alguem se lembra do nome das manobras que ocorreram em 87 em conjunto com os calhaus? Não me lembro se foi em Alter do Chão ou Ponte de Sôr. Algum de vocês lá esteve, estivemos muito pessoal de várias bases...

    ResponderEliminar