sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

MOMENTO PARA A HISTÓRIA

No ido ano de 1990 ou 1991, já não sei...
Um civil da BA 6, que manipulava as máquinas agrícolas e retroescavadora da Base, estava dentro do Leito do Rio Tejo com esta última máquina a retirar areia para algumas das necessidades da Base.
Claro que a maré estava vazia, o azar foi que começou a encher e foi tão rápido que quando ele quis sair teve de deixar a máquina a submergir.
Dirme-ão mas o que tem isso a ver com a PA?
Já vão saber...
Foi chamado o Comte do Grupo de Apoio, TCOR NAV Sarreira Lopes, o Comandante da BA 6, COR(TGEN) Nico também apareceu.

Depois de tentarem tirar a retroescavadora do rio de várias formas, chamaram o CAP/PA Grossinho para que ele reunisse as tropas, digo, os condutores das viaturas Condor(o 1SAR Simão e outro que não me recordo) para que se tentasse com uma delas puxar a malograda máquina que já estava completamente submersa.
Tentativas foram feitas com cordas e cabos de aço que se foram partindo e nada,já eram 22H00...

Não sei quem, mas alguém se lembrou que as correntes de carga do C-130 aguentavam três toneladas e meia de força, se não estou enganado.
Entretanto o Comandante e o Comandante do GA foram-se embora, dizendo o primeiro que a PA resolvia o assunto e o segundo o confirmava junto de mim, estava com receio que tal não acontecesse, mas eu acalmei-o.
Então o Simão com o outro condutor colocaram as viaturas em posições estratégicas, um nadador salvador do CTSFA, foi atar a máquina com as correntes e eu por rádio fui coordenando os dois intrépidos condutores.

Não tinham passado dez minutos e já a máquina estava fora do rio...
Para alegria de todos, a PA tinha evidenciado mais uma vez o espírito de entreajuda, cooperação e modéstia.
Creio que o outro condutor era o SAJ Letras.

TCOR/PA Grossinho

Sem comentários:

Enviar um comentário