sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

EXPO FAP-1979

Creio que em 1979, realizou-se a EXPOFAP, nas antigas instalações da FIL (Feira Internacional de Lisboa)

Como não podia deixar de ser coube à PA fazer a segurança às instalações.

Certo dia estava eu de Oficial de Serviço e como de costume fui fazer uma ronda externa, pela beira-rio(Tejo), no sentido de não deixar estar nenhuma viatura parada junto das instalações da FIL.

Como não podia deixar de ser também, naquela zona costumavam parar e ainda costumam, viaturas com casalinhos para conversar e tudo o mais que se possa imaginar.

Acompanhava-me na ronda um 1CAB já antigo cuja alcunha se não estou errado era "Ervilha" e mais dois ou três soldados.
Tinha-mos acabado de abordar uma viatura onde só se via um elemento masculino em tronco nu com movimentos para baixo e para cima, no sentido de o mesmo abandonar o local, quando vimos um individuo estar a trepar para a cabina de um camião pelo lado do pendura.
Dirigimo-nos de imediato para lá ao mesmo tempo que vímos que o condutor do camião estava a dormir, resultado...

Pensámos que o individuo que estava a trepar era um assaltante e gritámos, pare! Polícia... O referido indivíduo começou logo a correr em direcção a Alcântara, confirmando as nossas suspeitas, no mesmo momento ouviu-se um tiro...
Tinha sido o "Ervilha" que sem autorização tinha dado um tiro para o ar e a verdade é que não fez mais nenhum porque com o disparo saltou a tampa da corrediça e a alça da pistola, tudo para o chão.

O Ladrão fugiu, depois informou-se a PSP e o condutor do camião agradeceu-nos a intervenção pois tinha no banco do pendura a bolsa com a carteira e outros haveres.
O Cabo Ervilha não se meteu em mais confusão porque eu não participei dele e ele conseguiu arranjar uma munição para repor a que ficou em falta, assim como conseguiu encontrar as peças que tinham caído.

O Comandante da EPA do DGAFA(BALUM) era o TEN Verdasca que nunca chegou a saber do acontecimento(penso eu), O Cabo Ervilha a partir daí, vendo que eu tinha assumido toda a responsabilidade, nunca mais se portou de forma inconveniente pelo menos quando fazia serviço comigo.

Lembrem-se que 1979 ainda fazia parte dos finais do Verão Quente, pós 25 de Abril.


TCOR/PA Grossinho

1 comentário:

  1. Eu fui 1° cabo PA nos Açôres BA4 e vim de serviço durante um mês e participei na segurança e guarda da FIL durante a EXPO e durante a montagem e desmontagem, possuo um diário onde escrevia TUDO o
    que se ocorria comigo durante todo o meu serviço militar. No dia 30 de junho de 1979 sabado estava de serviço durante a noite saí da FIL com outro 1° cabo (um velhinho)de Lisboa saímos desenfiados de camuflado de rádio e armados fomos de taxi a um dos bairros quentes de Lisboa ele foi buscar dinheiro a uma menina da noite conhecida dele andamos pelo centro de Lisboa de taxi Restauradores , Rossio em alguns bairros haviam festas e bailes nós eramos a atração todos nos queriam oferecer de beber. Felizmente pudemos entrar na FIL cerca das 3h30 da manhã sem problemas. Bonifacio Guerreiro 1° cabo PA 033870

    ResponderEliminar