Este acidente ocorreu no ano de 1963 e foi testemunhado pelo Camarada Stephen Lopatic da Polícia Aérea americana destacado nas Lajes e que estava de serviço, aqui fica o seu relato.
A aeronave RB-47 comunica à Base das Lajes que estão sem combustível porque tiveram alguns problemas de navegação e acabaram perdidos e terão de fazer uma aterragem de emergência.
A base entrou em alerta e iniciou os procedimentos adequados à situação.
Todos pensaram que seria apenas, mais uma aterragem rotineira, e sem grandes precalços.
Tudo estaria preparado, o avião aterrava e cada um seguia a sua vida...NO BIG DEAL (sem problema).
O RB-47 deveria aparecer do lado da Praia, ao invés, e para surpresa de todos, aparece do lado da montanha, tenta alinhar pela pista mas começa a perder altitude muito rapidamente.
O piloto levanta o nariz da aeronave no último segundo e este aterra nas terras lamacentas alguns metros fora da pista e começa a derrapar.
Passa junto a um avião de reabastecimento KB-50, toca-lhe na asa e rodopia, passando a 5 metros de um veículo da Polícia Aérea que estava estacionado junto à vedação e os militares só tiveram tempo de fugir para não serem esmagados pela aeronave.
Felizmente não houve derramamento de combustível nem fogo e a única vítima, com alguns hematomas e nódoas negras, foi o co-piloto que se ejectou contra as ordens do piloto e como o páraquedas só se abriu parcialmente, acabou por aterrar de costas e essa feliz coincidência salvou-lhe a vida.
O CMDT da Polícia Aérea americana (Col.Cockran) apareceu completamente bêbado e foi imediatamente retirado do local por ordem do CMDT da unidade.
Durante o tempo de comissão nas Lajes houve ainda 2 acidentes.... mas nenhuma fatalidade.
Stephen Lopatic US AIR POLICE 1963/1964
terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Fiz servico de Petrulhas em conjunto com a policia aerea Americana no ano 1963, no mesmo carro.
ResponderEliminarNuno Araujo