sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

BA 4 1978

Como o prometido é devido cá vai a história do nosso camarada Santos que era, se não me engano, do Norte Litoral Porto,Espinho ou Povoa do Varzim, á distancia do tempo não vos posso precisar.

Ora o nosso camarada Santos trabalhava a seguir a mim na patrulha mista ou "Lima"como se chamava na altura, eu sai de serviço depois de momentos antes ter á porta da nossa messe que era o local onde se efectuava a rendição as manobras de segurança em relação á WALTHER que era obrigatório fazer do lado de fora da viatura.

O Santos ainda assistiu á parte final da citada manobra de segurança, mas não sei porquê o Santos também nunca me explicou o motivo, se calhar para demonstrar ao americano o que era habitual fazer só que o fez no sitio errado dentro do carro.

Lembro-me que me tinha afastado alguns metros do carro e oiço um tiro e vejo o Larry, era assim que se chamava o americano a sair do carro a gritar de TONI PISTOLAS. Cheguei-me proximo da janela do carro temendo o pior e vi o Santos de todas as cores com a pistola na mão e aos pés dele o carro tinha uma nova entrada de ar.Foi levantado um auto de ocorrência e o pobre do Santos deixou de fazer serviço na "Lima" com é obvio a partir dessa altura cada vez que os americanos viam o Santos começavam a gritar pelo Toni Pistolas.

Belos tempos mesmo com estes azares de percurso os"Escorpiões" eram assim e ainda hoje o são só que com outras nuances por isso continuo a dizer que até no menos bom não eramos melhores nem piores eramos diferentes.

Henrique Soares

1 comentário:

  1. Por acaso não conhecia esta história fui 1° Cabo PA na BA4 (Açôres) Janeiro 1979-Maio 1980 e sim este Seviço na LIMA com um soldado americano existiu eu mesmo o fiz durante alguns meses, muitos soldados portugueses aprenderam a dizer algumas palavras em inglês graças a este serviço com americanos, eu já possuia umas bases mas foi uma boa experiencia e que
    guardo também algumas belas anedotas.
    Bonifacio Guerreiro 1° Cabo PA 033870

    ResponderEliminar