sexta-feira, 16 de abril de 2010

A UNIÃO E A CAMARADAGEM NA PA!!!

Das histórias que já aqui contei, esta teve um gosto especial, onde o espírito de União e Camaradagem da PA ficaram bem patentes.

Numa Cerimónia realizada no IESM(Instituto de Estudos Superiores Militares) em Pedrouços - Lisboa, foi pedido -á EPA da BA6 que enviasse um Pelotão, de modo a formar a 2ª Esq.lha, juntamente com o então COFA. O ALF/PA Leal, maçarico, comandou o Pelotão. O CMDT das Forças em Parada era um Senhor Coronel de Cavalaria. Enquanto se tentava colocar as forças no devido lugar, o meu Pelotão ficou com a 3ª Secção em cima do lancil do passeio e os 2 últimos elementos da Secção numa curva - SURREAL, PARECIA UM PESADELO!!!!!.
De imediato informei o meu CMDT de Esq.lha, o então Sr. TEN/PA Troncão. Ao simular a Revista às Tropas em Parada pelo Senhor Presidente da República, o Senhor Coronel disse que queria falar comigo de imediato, porque aquilo parecia a "TROPA DO SAVIMBI" - pensei para mim: "...ele fez a m.... e eu é que pago". Retirei-me do Pelotão e desloquei-me junto do CMDT das Forças. O Sr. Coronel enxuvalhou-me de de cima a abaixo, a dizer que era inadmissível e que eu devia voltar para Tancos???!!!!!! - comecei a fazer contas para mim e a pensar: "... será que estamos na década de 80 e eu andei numa máquina do tempo????..."

Informei de imediato que na OTA, onde tinha tirado o meu Curso de Oficiais, tinham-me ensinado a falar com alguém mais antigo para o mesmo falar com o CMDT das Forças. O Sr. TEN Troncão, que não sabia o que se passava, deslocou-se rapidamente ao local onde me encontrava e frisou que já tinha avisado da situação e que os Camaradas do Exército e da Marinha tinham o mesmo problema de formatura.

Então o Sr. Coronel assumiu o erro e pediu desculpas pelo sucedido e por se ter dirigido a mim naqueles termos menos próprios. No fim da Cerimónia dirigiu-se ao nosso Autocarro e pediu-me novamente desculpa. Moral da História: o meu superior auxiliou-me de imediato, sem quaisquer problemas e o Sr. Coronel ficou a saber onde se faz a formação da PA actualmente, desde 1993.

AQUELE ABRAÇO QUE SÓ NÓS SABEMOS.

SAUDAÇÕES POLICIAIS. HONORAMUS PRINCIPIA.

MIGUEL LEAL
TEN/PA
BA6

Sem comentários:

Enviar um comentário