domingo, 26 de abril de 2009

TIGER MEET 1996- BA 11


Existe uma história, ocorrida neste evento aéronautico onde o COFA naquela altura organizou um exercicio chamado "ATERRAGEM DE ASSALTO" e lembraram-se se que existia o Cadj/PA Pereira na BA1, perguntaram-me se eu me queria dar como voluntário para conduzir uma daquelas "carroças",claro que aceitei. este exercício era composto por duas aeronaves Casa C-212 Aviocar, e duas viaturas Volkswagen descapotaveis bastante usadas.

O que teríamos que fazer, era quando as aeronaves tocassem na pista abriam a rampa traseira o avião parava por breves instantes o “master load” colocava uns apoios na traseira do avião para que quando a viatura saísse de dentro deste este não fizesse um “cavalinho” foi tudo coordenado ao pormenor nos treinos na altura pelo Sr. TEN/PA Silva do COFA e pelas tripulações na altura ai pude observar que também são grandes operacionais e temos grandes pilotos.

Lembro-me que o piloto do meu avião era o Sr. CAP/PILAV Mendes Maria, da ESQ: 501 “OS ELEFANTES”, fiz muitos serviços com ele quando este estava de ODB na BA1, os outros que me perdoem mas foram tão bons quanto ele, mas já não me recordo dos nomes pois já lá vão 13 Anos.Quando fomos iniciar os treinos tivemos que desmontar a frente dos carros porque estes não cabiam em largura, tanto eu como o CADJ/PA Batista do COFA e meu irmão de curso, era o condutor da outra viatura, não tínhamos mais que 10cm de cada lado para a viatura sair do avião sem o riscar.

Era um exercício de pura adrenalina.

Alem de nós condutores cada carro levava mais 3 PA’s armados até aos dentes devidamente equipados e com as caras numa vergonha parecíamos autênticos carvoeiros, velhos tempos (não me lembro dos nomes, peço desculpa quem foi que se acuse).Tudo correu sempre bem, até que chegou o dia do exercício, que seria no dia da exposição do TIGER MEET96 levantámos da BA1 voámos até á BA11 teríamos que dar umas certas voltas a um cemitério, esperando que a torre da BA11 chamasse os aviões para o exercício, o nosso inimigo eram os camaradas penso que da EPA da BA6 que estavam colocados tacticamente no meio da pista na parte relvada.

Demos mais voltas que o combinado e começámos a retornar para Sintra, ficámos com a pulga atrás da orelha e perguntei ao “Master Load” (Militar responsável pela carga do avião) o que se tinha passado pois o barulho dentro do avião era insuportável, este disse-nos que o exercício tinha sido cancelado devido á queda de 2 aviões um caça inglês e um F16 nosso. Mas o que pensámos logo foi no pessoal PA que estáva no meio da Pista.

Quando chegámos a Sintra, pedimos ao ODB, para nos arranjar uma viatura para nos levar ao COFA, e arrancámos novamente para a BA11 desta vez de Toyota da EPA do COFA, chgámos bastante cansados mas bem, mas íamos bastante preocupados sem qualquer informação poiss na altura o mais parecido com o telemóvel era o nosso PRT-825.assim que chegámos á Porta D’Armas os nossos camaradas informaram-nos que se encontravam todos bem.

Foi um dia bem passado!
Um grande abraço a todos.…”Uma vez PA, Sempre PA”…

Ex-Cadj/PA/ CAUT Pereira (Tuca) EPA-BA1

3 comentários:

  1. ora viva realmente foi um dia muito bem passado, infelizmente o artista do piloto tinha sido proibido fazer aquela manobra, mas no decorrer do exercicio fa-le, o nosso piloto do f.16 teve umas maos de ouro, eu estava la e na altura era soldado da PA sol/PA 115402-J Paulo Soares ( irmao soares),e o nosso cabo batista uma grande maquina. dias que cada vez que passo na cidade de beja me recordo deles, mas tambem quando chego a casa recordo-me pois no dia do execicio conheci a que hoje e minha esposa.
    comprimentos para voces todos e felecidades para todos

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  2. fazermos aqueles exercicios eram espetaculares, nunca tive vergonha de andar com a cara ensamarrado de carvao, pois foi para isso que fizemos um curso e para sermos diferentes, pois a nossa boina valia tudo para a honrar-mos nem que fosse necessario andarmos a semana toda, havia espirito de equipa, tinhamos bons camaradas Cabos e Cajus que nunca nos abandonavam, ao cabo batista um forte abraço, pois por varias vezes ele me ajudou em situaçoes dificeis. comprimentos

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  3. A todos os que participaram no Tiger meet 1996, um grande e forte abraço, especialmente ao meu irmão Tuca. Imensas saudades.

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